quem somos
Closed Caption terá mais espaço na TV voltar para notícias
Closed Caption terá mais espaço na TV

A partir de junho deste ano, o closed caption (legenda oculta nas emissoras de TV aberta) deverá ter espaço de 12 horas diárias (das 8 às 14 horas e das 20 às 2 horas) e a implantação será gradativa até que todas as emissoras disponibilizem esse recurso 24 horas por dia. Esta determinação está embasada pela Portaria número 310/2006, do Ministério das Comunicações.

Maria Teresa Bucci, diretora da STN Caption, explica que hoje essas legendas são bastante utilizadas em TVs instaladas em locais públicos que não permitem às pessoas ouvirem o som, como hospitais, aeroportos e restaurantes. Mas, além desse aspecto, o closed caption é indicado ainda para a alfabetização de crianças e estrangeiros que queiram aprender a língua portuguesa, além de ter a função social de auxiliar os surdos oralizados a acompanharem a programação normal da TV.

Para realizar esse serviço é necessário que o profissional domine o estenótipo, máquina acoplada a um software que converte códigos grafados, os quais capturam uma pessoa falando, convertendo-os para o português. Para digitar, ele precisa ainda ter uma velocidade superior a 180 palavras por minuto e um excelente português. “Tudo isso para que o telespectador possa ler as legendas com total qualidade, seja em programas gravados e, principalmente, ao vivo”, completa Maria Teresa, que também é estenotipista.

Deixe seu comentário