quem somos
Closed Caption: ele precisa chegar à internet voltar para notícias
Closed Caption: ele precisa chegar à internet

Pode parecer pouco importante para você, mas aquelas legendas de fundo preto que aparecem na televisão quando você está no restaurante ou numa sala de espera mudam a vida de 10 milhões de brasileiros todos os dias. São estas legendas ocultas, conhecidas também como closed caption, que fazem com que deficientes auditivos consigam captar as notícias de um jornal, a narração de uma partida de futebol ou até mesmo a conversa de sua novela favorita.

 

O sistema emitido via antena de televisão é produzido em tempo real quando se tratam de atrações ao vivo, fruto de um trabalho feito por profissionais dedicados a este serviço.  Como o sistema é focado para deficientes auditivos, ele vem habilitado nos televisores, basta acionar a tecla CC disponível nos controles remotos.

 

Além de descrever os textos, o sistema também passa sensações, ruídos, para aqueles que não podem captá-las com os ouvidos. Sons como palmas, risos e músicas sãodescritos com letras, bem como a identificação dos interlocutores.

 

E por que todos os televisores à venda no país oferecem esta ferramenta? Vamos entender melhor.

 

Existe uma lei que obriga as emissoras de televisão a apresentarem o as legendas em closed caption em um horário determinado dentro da sua programação, portanto, hoje, temos emissoras que já cobrem 24 horas da sua grade de programação com a legenda oculta. Como dito acima, são 10 milhões de brasileirossurdos no Brasil, sendo que 28 milhões com déficit auditiva, incluindo idosos, adultos e jovens, segundo o último senso do IBGE, de 2010.

 

Se a medida funciona tão bem na televisão, o mesmo não se pode dizer da internet, onde o crescimento do número de vídeos é assustadoramente grande. Plataformas como YouTube, Vimeo e Facebook recebem milhares de vídeos por dia, mas e quem é deficiente, como faz para entender a mensagem?

 

Nos Estados unidos já há uma lei determinando que até janeiro de 2017 todos os vídeos postados na web ou até mesmo os transmitidos em tempo real (TVs Web) tenham legenda oculta.

 

Infelizmente, no Brasil, ainda não existe uma lei que determine isso, e, francamente, não acredito que ela será criada tão logo. Mas é importante educar o Brasil para que entenda a importância desta ferramenta também no mundo digital.

 

O YouTube já apresenta em seus vídeos a possibilidade de closed caption automático, no entanto, por tratar-se de um software automático, para o português ainda deixa muito a desejar, já que utilizam português de Portugal, muitas vezes ininteligível para os brasileiros.

 

No Brasil poucos produtores utilizam e acabam deixando seus vídeos sem as legendas. Ele aceita legendas em formatos conhecidos como .SRT e formato .SCC, que podem ser desenvolvidas por softwares específicos e por pessoas especializadas.

 

Quem não gostaria de assistir um vídeo (muitas vezes recebido no Facebook, WhatsApp) no metrô, no trabalho, e não podem pelo simples fato de terem que se utilizar de fones de ouvido?

 

O intuito desse rápido artigo é mostrar a importância da ferramenta closed caption para a internet, pois todos sabem que esse mercado vive em franco crescimento, tornando o mundo mais acessível para todos.  Que tal agora uma integração com a internet e os vídeos streaming?

 

 por Renan Fernandes

Deixe seu comentário